Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PRESIDENTE DA CASA DE SAÚDE ATENDE CONVOCAÇÃO DO LEGISLATIVO E FAZ APELO A TODAS AS LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO EM FAVOR DO HOSPITAL SÃO JUDAS TADEU

por Roberta de Oliveira publicado 02/09/2015 15h02, última modificação 02/09/2015 15h02
A sessão desta segunda feira iniciou os trabalhos com o protocolo da convocação do Presidente do Hospital.
A discussão sobre a situação da entidade acontecia com frequência no plenário da Câmara, principalmente após cada repasse do Município à entidade e vinha levantando dúvidas e questionamentos pelos vereadores, dessa forma a Presidência notou indispensável esclarecimentos do Presidente Ivomar quanto à aplicação dos recursos na manutenção da casa de saúde e a real situação financeira em que se encontra o Hospital.
Os vereadores solicitaram que na abertura dos trabalhos fosse feita uma exposição da atual situação econômica e financeira da entidade hospitalar, a explanação durou mais de vinte minutos e tratou das despesas e receitas do hospital local, após foram respondidas perguntas de todos os vereadores direcionadas ao presidente da entidade.
A questão da nova legislação Federal que entrará em vigor no próximo mês, e já gerou diversos questionamentos em plenário por parte dos vereadores também foi discutida no debate entre o legislativo e a presidência da entidade hospitalar, questão essa que também preocupa os edis, já que todos os repasses até agora eram aprovados através de lei que autoriza o convênio entre o município e o hospital.
Questionado se a entidade sobreviveria sem o repasse municipal o Presidente Ivomar informou que o caixa atual está em déficit e necessita de recursos municipais já que há meses a entidade não recebe apoio do governo estadual.
No tocante a repasses o vereador Busnello, líder da bancada da oposição, debateu se realmente o recurso destinado ao hospital que atualmente é de R$ 43.000,00 (Quarenta e três mil reais) é suficiente para ajudar a manter as atividades da casa, pois lembrou o vereador que em audiência pública foi feito pelos vereadores da bancada oposicionista emenda ao orçamento destinando o valor de R$ 53.000,00 (cinquenta e três mil reais) ao Hospital local; O vereador salientou que “o momento de ajudar a instituição aumentando o repasse é agora, não podemos correr o risco de deixar o hospital fechar as portas, quando o repasse estadual voltar a ser pago a situação pode ser repensada, estamos vendo a crise que esta a saúde, o recurso esta disponível no orçamento é preciso que a administração invista no hospital”.
Acreditando na possibilidade de recuperação financeira Ivomar apresentou uma vasta demonstração de números confirmando a viabilidade financeira de manter o hospital de portas abertas, pois a quantidade de atendimentos realizados à jacutinguenses supera os gastos despendidos com o repasse do município ao hospital, e afirmou que essa despesa seria ainda menor do que encaminhar todos estes atendidos a outros polos de saúde.
Finalizando sua fala Ivo salientou que a entidade necessita do apoio do Poder Executivo, Legislativo e principalmente da população jacutinguense, e fez um apelo especial aos sócios do hospital e a toda população para que apoiem a entidade.