Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História / Histórico do Município

Histórico do Município

por jct publicado 29/10/2014 10h48, última modificação 29/10/2014 10h48

O Município de Jacutinga tem sua origem na Fazenda Quatro Irmãos, que por determinação do Governo Federal, passou a pertencer a Empresa Inglesa Jewish Colonização Corporation (ICA), com sede em Londres. O início da colonização data de 1911 a 1921, quando chegou um grupo de famílias israelitas, com o direito de exploração de pinho e promover a colonização da região.

O nome JACUTINGA surgiu devido a grande quantidade de aves existentes na região com esse nome. Os moradores e os tropeiros que por ali passavam, deram o nome de Jacutinga ao pequeno vilarejo.

O Distrito foi criado em 1952 pelo então Prefeito de Erechim, Sr. Ângelo Emílio Grando, passando a município em 1º de junho de 1964, através da Lei nº 4734 do Governo Ildo Meneghetti, sendo que a instalação ocorreu em 10 de janeiro de 1965.

O Município de Jacutinga, possui uma área de 193,89 km2 e com uma altitude de 650 m a nível do mar.

Localiza-se a 395 km da capital Porto Alegre-RS, na região Norte, no Alto Uruguai.

- LIMITES: Ao Norte: Ponte Preta

Ao Sul: Quatro Irmãos, Ronda Alta e Pontão

Ao Leste: Paulo Bento e Quatro Irmãos

Ao Oeste: Campinas do Sul

- POPULAÇÃO: 3.567

- URBANA: 2.284

- RURAL: 1.283

ECONOMIA: A Agricultura é a base da economia do município, sendo soja, milho, trigo, feijão e cevada os produtos mais cultivados.

· COMÉRCIO: O comércio compreende a venda de secos e molhados, tecidos e armarinhos, confecções, insumos agrícolas, máquinas e implementos, cereais, combustíveis entre outros.

· INDÚSTRIA: A indústria compreende fábrica de móveis, confecções, madeira para exportação, metalúrgica, industrialização de grãos, balas, velas

· PECUÁRIA: A base da pecuária é bovinos de corte e leite, além de ovinos e eqüinos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jacutinga.